Positivo puxa para baixo preços dos notebooks híbridos

Microsoft e Intel, com Windows 8 e ultrabooks, forçaram as fabricantes de PCs a pensar em notebooks com formatos diferentes e telas sensíveis ao toque que viram para lá e para cá, mas eles costumam ser caros e custar alguns milhares de reais. A Positivo, mais conhecida por suas máquinas de baixo custo, resolveu entrar no mercado de híbridos com o Duo ZK3010, que pode ser encontrado por cerca de 1,2 mil reais.

O Duo ZK3010 é um notebook híbrido com um touchscreen capacitivo de 10,1 polegadas (1366×768 pixels) que vira para trás e suporta 10 pontos de toque. Vendo de longe, ele lembra um pouco o Lenovo Yoga 13, lançado no Brasil em 2012 por 8.999 reais, só que bem menos sofisticado e mais limitado: enquanto o poderoso da Lenovo gira totalmente para trás, fazendo o Yoga 13 virar um tablet gigante, o basicão da Positivo só gira 300º.

positivo-duo-zk3010-600x456positivo-duo-zk3010-2

E, como colocar uma tela sensível ao toque em um notebook ainda parece ser caro, a Positivo decidiu sacrificar o hardware para torná-lo barato. O processador é um econômico Intel Celeron N2806 dual-core de 1,6 GHz — esse chip é um Bay Trail, criado pela Intel para equipar PCs de entrada e tablets, e tem um TDP máximo de apenas 4,5 watts. Há apenas 2 GB de RAM, 500 GB de HD (nada de cache em memória flash) e GPU integrada da Intel.

De resto, tem porta Ethernet (100 Mb/s), uma USB 2.0, outra USB 3.0, saída HDMI, Wi-Fi 802.11n, Bluetooth 4.0, entrada e saída de áudio, leitor de cartões de memória e bateria de 28,86 Wh, que é de baixa capacidade, mas não deve ser muito exigida por causa do processador de baixo consumo. A máquina roda Windows 8.1, tem 21,7 mm de espessura e pesa 1 kg.

Quase dois anos depois do lançamento do Windows 8 e dos primeiros híbridos no Brasil, parece que os custos de produção ainda não baixaram o suficiente para alguma fabricante lançar um híbrido acessível com hardware melhor — o ZK3010 não é para mim e, provavelmente, não é para você — mas é bom saber que, pelo menos, os primeiros passos estão sendo dados.

Fonte: Tecnoblog

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s